O curso de graduação em Educação Física articula a formação inicial e continuada, tendo como premissa a autonomia do(a) graduando(a) para o contínuo aperfeiçoamento, mediante diversas formas de aprendizado.
O objetivo geral da formação inicial e continuada do curso de Educação Física Licenciatura, ou seja, da formação de professoras e professores de Educação Física é qualificar esses profissionais para que sejam capazes de contextualizar, problematizar e sistematizar conhecimentos teóricos e práticos sobre motricidade humana/movimento humano/cultura do movimento corporal/atividade física nas suas diversas manifestações (jogo, esporte, exercício, ginástica, lutas e dança), no âmbito do Ensino Básico.
O Educador Físico é o profissional apto a atuar na educação formal desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.
Pretende-se que o egresso da FEFISO, por meio de uma sólida base práticateóricoprática (ALVES ,1998, 2002) e considerando que a formação dos professores se dá em rede num movimento práticateoriaprática - também é atravessado pelas experiências, compreensões e saberes que desenvolvemos ao longo de nossa trajetória, mesmo antes de entrarmos em um curso de formação de professores científica e interdisciplinar - tenham conhecimentos necessários para um magistério da Educação Física no ensino básico, transcendendo a imagem de um professor que privilegia somente o gesto motor e a prática dos esportes mais convencionais, atuando de forma ética e capacitado para envolver-se nos processos relacionados ao cotidiano escolar (identificar necessidades, investigar, planejar, executar, avaliar) respeitando a diversidade humana, o meio ambiente e promovendo a integração escola-comunidade, além de intervir, por meio dos conteúdos pedagógicos e específicos da área (manifestados pela cultura corporal), para uma sociedade mais justa, democrática e igualitária.
As competências de natureza político-social, ético-moral, técnico-profissional e científica constituem a base do nosso projeto pedagógico, cuja matriz curricular enseja uma formação concebida, planejada, operacionalizada e avaliada com vista à aquisição, desenvolvimento de competências e habilidades, portanto o egresso do curso deverá articular os conhecimentos da Educação Física com os eixos/setores da saúde, do esporte, da cultura e do lazer e os da formação de professores.
Carga Horária Total: 3540 horas
Duração: 8 semestres
Grade ingressantes a partir de 2022 | ||||
Disciplina | CH | PCC | EXT | AI |
Conhecimentos Anatômicos aplicados à Educação Física | 80 | |||
Conhecimentos Biológicos aplicados à Educação Física | 80 | |||
Organização esportiva | 40 | 20 | 20 | |
Jogos, Lazer e Recreação | 40 | 20 | ||
Ginástica Geral | 40 | 20 | ||
Pedagogia do Esporte 1 | 80 | 20 | ||
Nivelamento | 40 | |||
Projeto Integrador 1 | 40 | |||
|
Grade de 2017 | |||
Período | Disciplina | CH | Docente |
2º | Atletismo | 100 | Jefferson Paixão |
2º | Cinesiologia | 80 | Eduardo Borges |
2º | Educação Física e Diretos Humanos | 50 | Paulo Borges |
2º | Educação Física e Inclusão | 60 | Íris Adriane Santoro Cardoso |
2º | Educação Física, Saúde e Qualidade de Vida | 60 | Kleber Trevisam |
2º | Filosofia e Educação Física | 40 | Paulo Borges |
2º | Pedagogia do Esporte 2 - Handebol | 100 | Rubens Antônio Gurgel Vieira |
3º | Atividades Complementares | 20 | Valentim Luiz Vieira |
3º | Biologia | 80 | Maurício Cobianchi de Oliveira |
3º | Ginásticas | 100 | Rubens Antônio Gurgel Vieira |
3º | Libras | 50 | Nelson Manoel de Oliveira |
3º | Nutrição e Educação Física | 40 | Eduardo Borges |
3º | Pedagogia do Esporte 3 - Basquete | 100 | Jorge Arcanjo da Silva |
3º | Psicologia e Educação Física | 40 | Jorge Arcanjo da Silva |
4º | Atividades Aquáticas | 100 | Francisco Adamecz Filho |
4º | Didática e Educação Física | 80 | Rubens Antônio Gurgel Vieira |
4º | Fisiologia Humana | 80 | Otávio Augusto Soares Machado |
4º | Fundamentos do Exercício Físico | 40 | Kleber Trevisam |
4º | Pedagogia do Esporte 4 - Vôlei e Esportes de Rede | 100 | Crisálida Gonçalves |
5º | Aprendizagem Motora | 40 | Rodrigo Paiva |
5º | Atividades de Pesquisa 1 | 50 | Gisele de Oliveira |
5º | Currículo e Educação Física | 40 | Rubens Antônio Gurgel Vieira |
5º | Educação Física no Ensino Infantil | 80 | Íris Adriane Santoro Cardoso |
5º | Estágio 1 | 100 | Francisco Adamecz Filho |
5º | Fisiologia do Exercício | 80 | Otávio Augusto Soares Machado |
5º | Ritmo, Expressão e Dança | 60 | Íris Adriane Santoro Cardoso |
6º | Atividades de Pesquisa 2 | 40 | Valentim Luiz Vieira |
6º | Avaliação Física | 60 | Fábio Gianolla |
6º | Educação Física no Ensino Fundamental I | 80 | Francisco Adamecz Filho |
6º | Estágio 2 | 135 | Francisco Adamecz Filho |
6º | Ética e Educação Física | 40 | Jorge Arcanjo da Silva |
6º | Leitura e Interpretação de Textos Acadêmicos | 40 | Gisele de Oliveira |
6º | Métodos de Pesquisa | 80 | Eduardo Borges |
7º | Apresentação do TCC | 20 | Professores orientadores (por tema) |
7º | Atividades de Pesquisa 3 | 40 | Professores orientadores (por tema) |
7º | Educação Física no Ensino Fundamental II | 80 | Íris Adriane Santoro Cardoso |
7º | Estágio 3 | 90 | Francisco Adamecz Filho |
7º | Exercícios Físicos Adaptados | 40 | Crisálida Gonçalves |
7º | Exercícios Posturais e Alongamento | 40 | Eduardo Borges |
7º | Lutas | 60 | Rubens Antônio Gurgel Vieira |
7º | Produção Textual | 40 | Gisele de Oliveira |
7º | Sociologia | 40 | Paulo Borges |
8º | Atividades Complementares | 150 | Valentim Luiz Vieira |
8º | Educação Física no Ensino Médio | 80 | Evandro Diniz Corvino |
8º | Estágio 4 | 110 | Francisco Adamecz Filhos |
8º | Política Pública | 40 | Paulo Borges |
8º | Socorros e Urgência | 40 | Eduardo Borges |
R$ 1103,30 * (um mil cento e três reais e trinta centavos). Mensalidade referente a 2022.
* Os alunos possuem desconto pontualidade de 15% até a data de vencimento do boleto, de acordo com a opção escolhida no ato da matrícula (dia 10 ou 20 de cada mês).