O curso de graduação em Educação Física articula a formação inicial e continuada, tendo como premissa a autonomia do(a) graduando(a) para o contínuo aperfeiçoamento, mediante diversas formas de aprendizado.

O objetivo geral da formação inicial e continuada do curso de Educação Física Licenciatura, ou seja, da formação de professoras e professores de Educação Física é qualificar esses profissionais para que sejam capazes de contextualizar, problematizar e sistematizar conhecimentos teóricos e práticos sobre motricidade humana/movimento humano/cultura do movimento corporal/atividade física nas suas diversas manifestações (jogo, esporte, exercício, ginástica, lutas e dança), no âmbito do Ensino Básico.

O Educador Físico é o profissional apto a atuar na educação formal desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

Pretende-se que o egresso da FEFISO, por meio de uma sólida base práticateóricoprática (ALVES ,1998, 2002) e considerando que a formação dos professores se dá em rede num movimento práticateoriaprática - também é atravessado pelas experiências, compreensões e saberes que desenvolvemos ao longo de nossa trajetória, mesmo antes de entrarmos em um curso de formação de professores científica e interdisciplinar - tenham conhecimentos necessários para um magistério da Educação Física no ensino básico, transcendendo a imagem de um professor que privilegia somente o gesto motor e a prática dos esportes mais convencionais, atuando de forma ética e capacitado para envolver-se nos processos relacionados ao cotidiano escolar (identificar necessidades, investigar, planejar, executar, avaliar) respeitando a diversidade humana, o meio ambiente e promovendo a integração escola-comunidade, além de intervir, por meio dos conteúdos pedagógicos e específicos da área (manifestados pela cultura corporal), para uma sociedade mais justa, democrática e igualitária.

As competências de natureza político-social, ético-moral, técnico-profissional e científica constituem a base do nosso projeto pedagógico, cuja matriz curricular enseja uma formação concebida, planejada, operacionalizada e avaliada com vista à aquisição, desenvolvimento de competências e habilidades, portanto o egresso do curso deverá articular os conhecimentos da Educação Física com os eixos/setores da saúde, do esporte, da cultura e do lazer e os da formação de professores.

Carga Horária Total: 3540 horas
Duração: 8 semestres

Grade ingressantes a partir de 2022
Disciplina CH PCC EXT AI
Conhecimentos Anatômicos aplicados à Educação Física 80
Conhecimentos Biológicos aplicados à Educação Física 80
Organização esportiva 40 20 20
Jogos, Lazer e Recreação 40 20
Ginástica Geral 40 20
Pedagogia do Esporte 1 80 20
Nivelamento 40
Projeto Integrador 1 40
  • CH - Carga horária
  • PCC - Prática como componente curricular
  • EXT - Extensão
  • AI - Atividades integradoras
Grade de 2017
Período Disciplina CH Docente
Atletismo 100 Kleber Trevisam
Cinesiologia 80 Eduardo Borges
Educação Física e Diretos Humanos 50 Rodrigo Paiva
Educação Física e Inclusão 60 Íris Adriane Santoro Cardoso
Educação Física, Saúde e Qualidade de Vida 60 Kleber Trevisam
Filosofia e Educação Física 40 Paulo Borges
Pedagogia do Esporte 2 - Handebol 100 Rubens Antônio Gurgel Vieira
Atividades Complementares 20 Valentim Luiz Vieira
Biologia 80 Maurício Cobianchi de Oliveira
Ginásticas 100 Rubens Antônio Gurgel Vieira
Libras 50 Nelson Manoel de Oliveira
Nutrição e Educação Física 40 Otávio Augusto Soares Machado
Pedagogia do Esporte 3 - Basquete 100 Jorge Arcanjo da Silva
Psicologia e Educação Física 40 Jorge Arcanjo da Silva
Atividades Aquáticas 100 Francisco Adamecz Filho
Didática e Educação Física 80 Rubens Antônio Gurgel Vieira
Fisiologia Humana 80 Otávio Augusto Soares Machado
Fundamentos do Exercício Físico 40 Kleber Trevisam
Pedagogia do Esporte 4 - Vôlei e Esportes de Rede 100 Rodrigo Paiva
Aprendizagem Motora 40 Rodrigo Paiva
Atividades de Pesquisa 1 50 Gisele de Oliveira
Currículo e Educação Física 40 Rubens Antônio Gurgel Vieira
Educação Física no Ensino Infantil 80 Íris Adriane Santoro Cardoso
Estágio 1 100 Francisco Adamecz Filho
Fisiologia do Exercício 80 Otávio Augusto Soares Machado
Ritmo, Expressão e Dança 60 Íris Adriane Santoro Cardoso
Atividades de Pesquisa 2 40 Valentim Luiz Vieira
Avaliação Física 60 Fábio Gianolla
Educação Física no Ensino Fundamental I 80 Francisco Adamecz Filho
Estágio 2 135 Francisco Adamecz Filho
Ética e Educação Física 40 Jorge Arcanjo da Silva
Leitura e Interpretação de Textos Acadêmicos 40 Gisele de Oliveira
Métodos de Pesquisa 80 Eduardo Borges
Apresentação do TCC 20 Professores orientadores (por tema)
Atividades de Pesquisa 3 40 Professores orientadores (por tema)
Educação Física no Ensino Fundamental II 80 Íris Adriane Santoro Cardoso
Estágio 3 90 Francisco Adamecz Filho
Exercícios Físicos Adaptados 40 Crisálida Gonçalves
Exercícios Posturais e Alongamento 40 Fábio Gianolla
Lutas 60 Rubens Antônio Gurgel Vieira
Produção Textual 40 Gisele de Oliveira
Sociologia 40 Paulo Borges
Atividades Complementares 150
Educação Física no Ensino Médio 80
Estágio 4 110
Política Pública 40
Socorros e Urgência 40

R$ 1103,30 * (um mil cento e três reais e trinta centavos). Mensalidade referente a 2022.
* Os alunos possuem desconto pontualidade de 15% até a data de vencimento do boleto, de acordo com a opção escolhida no ato da matrícula (dia 10 ou 20 de cada mês).


[ Última Atualização: 17/11/2021 - 09:00 ]